Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Sistemas
Início do conteúdo da página

Sistemas

publicado 29/10/2018 11h09 | última modificação 30/10/2018 11h53



O Sistec é um sistema de registro, divulgação de dados e de validação de diplomas de cursos de nível médio da educação profissional e tecnológica.

A finalidade do Sistec é servir como mecanismo de registro e divulgação dos dados da educação profissional e tecnológica e de validação de diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio.

O Sistec foi instituído e implantado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 (Resolução CNE/CEB nº 3/2009), por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Por meio dele, as instituições de ensino ofertantes de educação profissional e tecnológica inserem as informações sobre os cursos técnicos de nível médio e os cursos de qualificação profissional, incluindo matrícula, frequência, concluintes, entre outros dados.

Validação e expedição de diplomas

O preenchimento de dados no Sistec é uma das condições essenciais para garantir a validade nacional dos diplomas expedidos.

Essa obrigatoriedade foi definida pelo Conselho Nacional de Educação por meio da Resolução de criação do Sistec, bem como da Resolução CEB/CNE nº 06/2012, que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. As informações são obrigatórias para todas as unidades de ensino credenciadas para oferta de cursos de Educação Profissional Tecnológica (EPT), independentemente de sua dependência administrativa (pública ou privada), sistema de ensino (federal, estaduais e municipais) e nível de autonomia.

Bolsa Formação/Pronatec

O Sistec também é utilizado como ferramenta de apoio ao custeio da oferta de cursos gratuitos viabilizados pela Setec/MEC por intermédio da Bolsa Formação do Pronatec. O sistema auxilia no:

planejamento da oferta de cursos;

realização de pré-matrículas;

matrículas;

inscrições on-line e;

confirmação de frequência e de concluintes pela instituição e pelo próprio estudante.

Acesse o Sistec

Fonte: Portal MEC


A Plataforma Nilo Peçanha (PNP) é uma ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).  Tem como objetivo reunir dados relativos ao corpo docente, discente, técnico-administrativo e de gastos financeiros das unidades da Rede Federal, para fins de cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação ( SETEC/MEC).

Fonte: https://www.plataformanilopecanha.org/


O e-MEC foi criado para fazer a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação. Pela internet, as instituições de educação superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Em funcionamento desde janeiro de 2007, o sistema permite a abertura e o acompanhamento dos processos pelas instituições de forma simplificada e transparente.

Acesse o e-MEC

Fonte: Portal MEC


O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Como se inscrever

Inscrições

Número e senha no Enem

Notas do Enem

Vagas ofertadas

Notas de corte

Resultado

Sisu e Prouni

Lista de Espera

Fonte: http://sisu.mec.gov.br/



 

Fim do conteúdo da página